24 de mai. de 2013

Capacitação em Investigação de Surtos nas Doenças Transmitidas por Alimentos

Foi realizado no INAD nos dias 21, 22 e 23 de maio, a "Capacitação em Investigação de Surtos nas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)" para nutricionistas que atuam em unidades da rede de Saúde e de Educação.  Com conteúdos de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Laboratorial o encontro teve como objetivo, discutir com os técnicos, metodologia que possibilite a identificação de um episódio de surto com notificação oportuna e um desencadeamento das ações de controle adequadas à situação encontrada, principalmente nas escolas e creches da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro.
Capacitadores: Maria Margarida Lima de Sousa (coordenação e capacitação)- Vigilância Epidemiológica
 Maria Helena da Silva Alexandre -Vigilância Sanitária

16 de mai. de 2013

Participação na FLIST


No domingo, 5 de maio, o Instituto de Nutrição Annes Dias participou da Feira Literária de Santa Teresa (FLIST) realizando uma vivência com adultos interagindo a culinária com a literatura. Dicas de culinária foram trocadas entre os participantes da oficina, além da degustação
de uma pastinha de jiló.

13 de mai. de 2013

Atividade Semana Alimentação Escolar: Oficina de horta e culinária no INAD para alunos e professores


Os alunos do Centro Educacional Anísio Teixeira - CEAT participaram de uma oficina de horta e de culinária no Instituto de Nutrição Annes Dias, no intuito de fortalecer o trabalho realizado na escola que estimula o plantio em pequenos espaços urbanos e o consumo de alimentos orgânicos e saudáveis. 
Com a nutricionista Norma e com o Sr. Amaro,    que cuida da horta numa parceria com o Instituto Phillipe Pinel, os alunos puderam conhecer os produtos da horta do INAD, iniciado por uma oficina sensorial com ervas aromáticas.  Neste momento, os alunos foram estimulados a reconhecer várias ervas como o manjericão, alecrim, salsinha, orégano, hortelã e capim limão.  Também puderam observar os canteiros de alface, couve, pimentão e entre  outras hortaliças, feitos com garrafas.  As árvores frutíferas presentes no espaço também foram reconhecidas, a bananeira, a laranjeira, os pés de fruta de conde, de acerola e de romã.
No laboratório dietético do Instituto, participaram de uma oficina de culinária com a nutricionista Suzete, utilizando alguns produtos da horta.  Foram preparados:  limonada com capim limão e pastinhas de soja e de ricota com um pesto de manjericão para serem servidos com torradas e pão árabe.
A degustação foi um sucesso, muitos repetiram e não sobrou nada!

Veja as receitas:
Pesto de manjericão
Ingredientes:
1 molho de manjericão higienizado
2 dentes de alho
1 copo pequeno de azeite
1 colher de chá cheia de sal
Para a pastinha:
1 ricota (350g) ou tofu ( 1 porção)
Modo de preparar:
Bater o manjericão, o alho, o azeite e o sal no liquidificador até ficar bem um creme bem homogêneo. Depois junte ao pesto, a ricota ou o tofu e bater bem. 
Servir com torradas de pão de forma ou pão árabe

Limonada com capim limão:
2 limões higienizados
1 maço pequeno de capim limão higienizado
Açúcar a gosto
Água filtrada gelada.
Modo de preparar:
Bater com um pouco da água filtrada, os limões com a casca retirando somente o miolo central, juntando também o capim limão.  Coar e juntar mais água e adoçar a gosto.  Servir imediatamente.