28 de jun. de 2013

12 de Julho - Quarta sessão do ciclo de debates: Como tornar efetivas as organizações de interesse público em alimentação e nutrição


Encontro terá a presença de Élido Bonomo, Ekaterine Karageorgiadis e Fabio Gomes
Composto por quatro encontros, o Ciclo de Debates Conhecimento Política Ação é organizado pelo Coletivo de Desdobramento do World Nutrition Rio2012, com o objetivo de dar continuidade às discussões realizadas no evento, propor ações de enfrentamento dos conflitos existentes, além de subsidiar e estimular a implementação das ações pautadas no congresso, realizado em abril de 2012. Buscando debater e contextualizar os conflitos de interesses presentes na relação entre público e privado na área de alimentação e nutrição, com o tema "Comer como um ato político", teve início no dia 1º de fevereiro o I Ciclo de Debates Conhecimento Política Ação. O projeto prosseguiu em março, com o debate "Parcerias público-privadas em alimentação e nutrição em saúde coletiva: o interesse público" e teve sua  terceira sessão em maio com o tema “Obstáculos políticos e econômicos para políticas de alimentação e nutrição”.
Disponível em: http://www.telessauderj.uerj.br/ava/ Na parte superior da tela, clique: UERJ > Eventos Gravados > Ciclo de Debates: Relação entre público e privado


O Ciclo de Debates conta com o apoio do Instituto de Nutrição Annes Dias, do Instituto de Nutrição da UERJ, da Escola de Nutrição da UNIRIO, da Faculdade de Nutrição da UFF, da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, do Conselho Regional de Nutricionistas - 4ª Região, do Conselho Federal de Nutricionistas, do Instituto Nacional de Câncer e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
 
Tema: Como tornar efetivas as organizações de interesse público em alimentação e nutrição

Palestrantes: Kelly Brownell (Yale University) Patti Rundall (Baby Milk Action)  Graham MacGregor (University of London)

Moderador: Tim Lobstein (IASO)
Convidados do Ciclo de Debates:
Elido Bonomo (CFN) e Ekaterine Karageorgiadis (Instituto Alana) Moderadora: Fabio Gomes (INCA)

Data: 12/07/2013
Horário: 14 às 17 horas
Local: Auditório Instituto de Nutrição (12º andar, sala 12030 bloco E) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Inscrições: vagas limitadas, para preencher o formulário 
clique aqui.

Informações: ciclodedebatesposwn@gmail.com

Dinâmica do encontro

A sessão do World Nutrition
 Rio2012 que guia a discussão não será exibida no dia do encontro do Ciclo de Debates, mas estará disponível online para ser revisitada pelos participantes do ciclo. No entanto, na abertura do evento, o moderador realizará uma apresentação inicial que contextualizará e sistematizará os principais pontos abordados na sessão do congresso. Com base nessa introdução, serão desenvolvidas as apresentações dos dois debatedores convidados. Após essas exposições, o público poderá interagir e dialogar com os convidados. 
 
 
Orientações para a transmissão virtual
Caso ainda não seja cadastrado, registre-se com pelo menos três dias de antecedência em http://www.telessaude.uerj.br/site/.
No dia do evento, 15 minutos antes da hora de início, clique em AGENDA e o link para participar do Ciclo de Debates estará disponível.
  A plataforma Telessaúde foi criada para capacitação e aprimoramento dos profissionais de saúde. Assim, na lista de profissões disponível no cadastro consta apenas opções dessa área. Caso sua profissão não esteja contemplada, solicitamos que se cadastre como agente comunitário de saúde.


24 de jun. de 2013

Nutricionistas e Chefs promovem intercâmbio entre a alimentação escolar e a gastronomia



Rio Bom de Mesa - O evento fez parte da 10ª edição do Festival Rio Bom de Mesa, que aconteceu no dia 07 de junho na escola Sergio Vieira de Mello, 2ª CRE.
Realizado em parceria pela Prefeitura do município do rio de Janeiro com a Diretoria Regional dos Restaurantes Boa Lembrança, tendo como o objetivo de promover o intercâmbio entre a alimentação escolar e a gastronomia, aumentar a aceitação hortaliças, valorizando a cultura regional e ressaltando atributos presentes na culinária tais como sabor, aroma e aparência.
A importância e valorização do trabalho do manipulador de alimentos contribuindo para melhor aceitação da alimentação oferecida.
Foi elaborada uma receita a partir de alimentos servidos na alimentação escolar  que são de fácil acesso, baixo custo e alto valor nutritivo - Bobó de Frango- para ser servida em uma unidade da rede municipal de ensino por chefs de cozinha com auxílio das funcionárias da unidade.
Participaram da atividade os chefs de cozinha Cesar e Marcondes, 4 manipuladoras de unidades escolares, 2 nutricionistas do S/INAD (Dinair, Eliane Moreira) que acompanharam  a elaboração e distribuição das preparações,1 representante da 2ª CRE (Carla) e 2 representantes do GAE.
Ao cardápio do dia foi acrescentado a preparação Bobó de Frango(creme preparado com abóbora condimentado com leite de coco, coentro entre outros temperos).






 

17 de jun. de 2013

Estágio em Nutrição 2013: encontros de supervisores e acadêmicos bolsistas

Na manhã do dia 13 de junho nutricionistas da rede municipal de saúde, supervisores  dos estagiários nas unidades, estiveram reunidos no INAD para dialogar sobre como vão as atividades de estágio em suas unidades. Esta foi uma atividade do Centro de Estudos da área técnica de Nutrição do INAD conjunta com a Gerência de Desenvolvimento Técnico Acadêmico da SMS.

Neste mesmo dia - à tarde, estiveram reunidos os acadêmicos bolsistas para receberem informações sobre as atividades do nutricionista na rede municipal de saúde e principais documentos técnicos da nutrição. O encontro também foi importante para que o Centro de Estudos da área técnica do INAD e o GDTA pudessem ouvir as impressões dos acadêmicos sobre o campo de estágio onde estão lotados.

7 de jun. de 2013

ABRASCO emite Nota sobre prêmio Pemberton da Coca Cola


A ABRASCO, publicou em 23 de maio de 2013, no espaço do GT  Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva alertas e ressalvas dos  especialistas Carlos Augusto Monteiro -  professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e Elisabetta Recine - professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Opsan/UnB) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), sobre anúncio da Coca-Cola no início de maio, de uma série de ações que seriam implantadas, em âmbito mundial, em relação ao controle da obesidade. De acordo com a versão oficial, a empresa deixará de veicular propaganda para crianças e diminuirá o nível de caloria de seus produtos, entre outras ações anunciadas.





Neste mesmo espaço foi publicado GT Alimentação e Nutrição o posicionamento sobre prêmio Pemberton da Coca Cola – que diz “ser mais uma iniciativa da Companhia para incentivar e promover a pesquisa científica para um estilo de vida saudável no Brasil”, o que em princípio, torna incompatível a adesão da Comunidade Científica a iniciativas como a do prêmio oferecido pela Coca-Cola Brasil e a necessária independência intelectual, financeira e política que deve orientar as pesquisas científicas e a prática acadêmica.  



Mundialmente, 155 milhões de crianças têm excesso de peso ou obesidade infantil, segundo os estudos da Organização Mundial de Saúde. Destas crianças, mais de 90% consomem fast food e bebem refrigerantes pelo menos 4 vezes por semana.

Tem início a 2ª turma Curso de Atualização sobre Aspectos Nutricionais no Tratamento da Doença Renal Crônica


O curso será realizado nos dias 04 e 11 de junho -  parte teórica da capacitação em cuidado nutricional na doença renal crônica para qualificação de nutricionistas que atuam nos vários níveis de atenção da rede municipal de saúde. Esta é a 2ª turma deste curso realizado em parceria entre Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD/SMS) e o Instituto de Nutrição da UERJ, e coordenado pela professora Carla Maria Avesani. O curso terá também o módulo prático, um dia de oficina culinária “Pouca proteína & Muito sabor”.
 A primeira turma do curso foi realizada em março e a terceira turma será em setembro visando a qualificação da atuação do profissional nutricionista nas ações de prevenção, promoção da saúde, bem como na assistência qualificada de pessoas com doenças já instaladas, frente ao aumento significativo das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas da doença renal crônica.
 Clique aqui para baixar as apresentações já disponíveis:  5 textos aulas Curso Renal 

6 de jun. de 2013

Acadêmicos bolsistas da SMS recebem premiação no Dia do Estagiário

No dia 04 de junho - dia do Estagiário, a Gerência de Desenvolvimento Técnico Acadêmico – GDTA entregou os certificados e prêmio aos primeiros colocados dos trabalhos inscritos na V Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas da SMS-RJ. Compareceram estagiários, presidentes de Centro de Estudos, supervisores,  gestores da SMS e professores. Segundo a Coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas -Ana Claudia Lescaut, são investidos 2 milhões de reais por ano na formação de futuros profissionais de saúde através dos programas de estágio oferecidos pela SMS. O gerente da GDTA, Vilmar Rego, citou a si próprio como exemplo da importância do estágio na SMS, pois foi estagiário antes de ser servidor e hoje faz parte da gestão. A coordenadora de estágios da UNIGRANRIO- Angela A. de Andrade, anfitriã do evento, disse que os alunos que estagiam nas diversas unidades da SMS elogiam os supervisores de estágios, e que deseja que se quando forem profissionais atuem na rede municipal de saúde do Rio de Janeiro.
Vânia Monteiro apresentou um panorama completo da evolução e resultados das atividades de estágio na SMS. Veja mais informações sobre estágio na SMS em http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=1662018http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=1662018