A ABRASCO,
publicou em 23 de maio de 2013, no espaço do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva alertas
e ressalvas dos especialistas Carlos Augusto Monteiro -
professor do Departamento de Nutrição da
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e Elisabetta
Recine - professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília
(UnB), integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e
Nutricional (Opsan/UnB) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e
Nutricional (Consea), sobre anúncio da Coca-Cola no início de maio, de uma série de ações que seriam implantadas, em
âmbito mundial, em relação ao controle da obesidade. De acordo com a versão
oficial, a empresa deixará de veicular propaganda para crianças e diminuirá o
nível de caloria de seus produtos, entre outras ações anunciadas.
Neste mesmo
espaço foi publicado GT Alimentação e Nutrição o posicionamento
sobre prêmio Pemberton da Coca Cola – que diz “ser mais uma iniciativa da
Companhia para incentivar e promover a pesquisa científica para um estilo de
vida saudável no Brasil”, o que em princípio, torna incompatível a adesão da
Comunidade Científica a iniciativas como a do prêmio oferecido pela Coca-Cola
Brasil e a necessária independência intelectual, financeira e política que deve
orientar as pesquisas científicas e a prática acadêmica.
Mundialmente, 155 milhões de crianças têm
excesso de peso ou obesidade infantil, segundo os estudos da Organização
Mundial de Saúde. Destas crianças, mais de 90% consomem fast food e bebem
refrigerantes pelo menos 4 vezes por semana.
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