16 de fev de 2012

Samba, Suor e Água...


    Carnaval, sol, temperaturas altas e samba no pé. Neste cenário alegre, de festa, alguns cuidados individuais reforçam a alegria. São logo lembrados o uso de protetor solar e até um boné ou adereço na cabeça. Líquidos e refeição leve deixam o corpo mais preparado para a folia.

    Lembre-se de oferecer água várias vezes a crianças e idosos e, quando possível, sucos naturais e água de côco. Eles sentem menos sede e precisam ser estimulados ativamente. Ajuda ter uma garrafinha com água. Em especial, a cada meia hora dar de beber à criança. Ela vai consumindo o que precisa.

    Recomenda-se para um adulto em atividade normal que ele beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Nos dias de festa, no calor, com aumento da atividade física e do suor a necessidade aumenta. O calor abafado, mesmo sem os raios de sol incidindo diretamente, pode levar a situações de risco à saúde, que podem ser prevenidas com boa hidratação. 

    O Ministério da Saúde, por meio do Guia Alimentar para a População Brasileira afirma: “Os refrigerantes e sucos industrializados não devem ser considerados como água”. E recomenda: “Diminua progressivamente o consumo de refrigerantes; a maioria contém corantes, aromatizantes, açúcar ou edulcorantes. Sucos industrializados também são ricos em açúcar”.

    Bebidas alcoólicas tendem a desidratar o corpo. Lembre-se que beber muita água é um modo de se preservar.

    Para brincar, pular, o ideal é uma refeição leve à base de frutas com maior quantidade de água, legumes e verduras, feijão e arroz e um tipo de carne sem gordura, peixe, frango ou ovo.
Comer na rua, só com bom senso!  Observe as condições de higiene do local, a forma de acondicionamento dos produtos, veja se estão sob refrigeração e sua validade. Cuidado com o que come e bom divertimento!





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