25 de jun. de 2012

Água é tema da conferência Rio+20

Os documentos preparatórios para discussões de lideranças mundiais, publicadas no site da conferência Rio+20 apresentam a água como essencial à vida do planeta.

Os textos, e alguns são relatórios de discussões anteriores, problematizam a água. O valor se reverte em muitos sentidos: como essencial às vidas dos seres vivos, na discussão de quantidade e qualidade, na agricultura, como recursos hídricos, nos rios e mares, nas usinas hidroelétricas...

A multiplicidade de olhares sobre a temática se vincula ao valor da água limpa como alimento para pessoas, animais e plantas e tantos outros viventes da terra, rios e mares. Os problemas de água suja, contaminada, e ainda utilizada em comunidades através do mundo, trazem em um dos relatórios uma afirmação ou denúncia: “Centenas de milhões não tem acesso à água limpa”.

Em consonância com a preocupação mundial o INAD traz em várias de suas ações a água como tema subjacente, e aqui estão algumas sugestões para as redes de saúde e educação:

O livreto “Água – alimento essencial à vida”, produzido pela Coordenação de Projetos Educativos do Inad, inicialmente dedicado à comunidade escolar apresenta o tema sob diferentes ângulos e traz sugestões de práticas para atuação em grupos. Acesse aqui ou na seção Publicações.

Água como saúde, como hidratação é tema de duas matérias deste blog, a que coloca a necessidade de hidratação no carnaval e as recomendações para as pessoas acometidas de dengue.

Dengue: dicas de hidratação e alimentação

Samba, suor e água...

A água nossa de cada dia em informativos sobre controle de qualidade de alimentos da Coordenação de Controle de Qualidade de Alimentos do INAD no informativo nº1/2012. Acesse aqui ou na seção Publicações.

Veja aqui a Declaração Final da Rio+20.
 Leia o nosso Especial Sustentabilidade

0 comentários:

Postar um comentário