3 de ago de 2012

Promoção do aleitamento materno em creches é um dos destaques no seminário de lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), de 01 a 08 de agosto, tem como tema as palavras “Entendendo o passado, planejando o futuro”. O Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, criou o slogan “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

O lançamento da SMAM/2012 aconteceu no dia 01 de agosto, no Rio de Janeiro, com a participação do Ministro da Saúde Alexandre Padilha e da madrinha da campanha, a cantora Wanessa Camargo. No mesmo dia, aconteceu o seminário organizado pela Secretaria de Estado de Saúde que abordou as estratégias para promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável em diferentes ambientes como a própria comunidade, as unidades de saúde e de educação. O INAD apresentou as ações de promoção de alimentação saudável na rede municipal de ensino, com foco na estratégia de promoção de aleitamento materno nas creches. Esta ação vem sendo realizada em parceria com a Gerência do Programa de Saúde da Criança e com a Secretaria Municipal de Educação.

Na perspectiva de que “Amamentar é pensar no futuro”, o projeto Amamentação nas Creches busca estimular e apoiar o aleitamento materno. O quadro, símbolo do projeto, traz a pergunta “A mãe dá o peito, o que sente o bebê?” (imagem abaixo). Ele foi produzido para incentivar a prática da amamentação estimulando a mobilização de crianças, mães e profissionais da comunidade escolar.



Utilizado em diferentes eventos, as respostas mostram que a amamentação é vista como doação de vida e de bons sentimentos. As palavras mais escritas são amor, segurança, proteção e carinho. Palavras que exprimem acolhimento no início da vida, e deixam um lastro para o futuro.


Clique aqui e saiba como é a utilização do painel.

0 comentários:

Postar um comentário