17 de jan de 2014

XV Seminário de Nutrição em Saúde Coletiva discute a arte na alimentação e nutrição

No dia 5 de dezembro, no auditório do Instituto de Nutrição Annes Dias, foi realizado o XV Seminário de Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafios. Com o tema “A arte inspira a vida e faz bem à Saúde” o seminário teve a proposta de sensibilizar profissionais da área da saúde para o uso das artes nas rotinas de trabalho.

O seminário foi organizado em três momentos distintos. No primeiro, o sociólogo Francisco Romão (professor adjunto do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) fez uma apresentação intitulada “Alimentação, cultura e arte”. Na conferência, o professor buscou discutir os conceitos de cultura e de arte e o quanto ambas manifestações estão presentes rotina dos indivíduos, como por exemplo na alimentação. Francisco Romão buscou ainda fazer um paralelo entre os conflitos de interesses presentes no mundo das artes e na área da saúde, demonstrando como as grandes corporações de produção e comercialização de alimentos podem influenciar a conduta profissional do nutricionista.
O segundo momento do seminário foi composto por “oficinas de arte”, com o intuito de sensibilizar os profissionais para o uso de diferentes ferramentas na prática profissional. Os participantes puderam experimentar diferentes formas de se trabalhar com a arte através das atividades propostas: “Comida Cantada”, discussão de temas relevantes da área de alimentação e nutrição por meio de música; “Sarau”, uso de prosas, poemas e poesias para valorizar a promoção da alimentação saudável; “Cine Pipoca”, a arte do cinema como ferramenta para discutir a alimentação e nutrição.
As atividades do dia contaram ainda com um terceiro momento denominado “Troca de Experiências da Rede”. Nutricionistas da rede municipal de saúde da cidade do Rio de Janeiro, apresentaram experiências de como têm utilizado a arte no seu dia-a-dia de trabalho. O seminário contou ainda com a colaboração da jornalista Juliana Dias, do site Malagueta Comunicações, que organizou e conduziu o “Cine Pipoca” e da professora da Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Zelinda Andrade, que apresentou a exposição interativa “Cenários de reflexão sobre práticas em torno da alimentação”.
Por fim, foi realizada uma oficina de “construção de origami tsuru”, que na cultura japonesa representa o desejo de saúde, felicidades e boa sorte.

0 comentários:

Postar um comentário