7 de mar. de 2014

Representantes do Ministério da Saúde visitam o Centro de Referência da Obesidade


O Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS/Ministério da Saúde selecionou como prática inovadora no manejo da obesidade, a experiência do Centro de Referência em Obesidade. Para esta seleção, o Grupo de trabalho composto por trabalhadores da saúde, gestores e professores/pesquisadores, todos com experiência relacionada ao manejo e/ou pesquisas relacionadas ao tema, levou em consideração para avaliação os seguintes critérios: relevância para o SUS; caráter inovador; sustentabilidade; equipe de atenção à saúde; reprodutibilidade em contextos similares; clareza e objetividade na apresentação escrita; alinhamento aos princípios e diretrizes do SUS.


Após a seleção foi previsto visitas in loco e o relato comporá publicação técnica intitulada “Experiências Inovadoras em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS”, da série NavegadorSUS.  Todas as experiências selecionadas pelo GT serão publicadas no site do Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade (www.aps.org ou www.inovacaoemsaude.org). Está prevista também a realização do “Seminário Nacional de Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS”, para a apresentação das experiências e lançamento da respectiva publicação.


No dia 04 de fevereiro de 2014, o Ministério da Saúde, representado por Quenia dos Santos e Rosely Sichieri estiveram visitando os Centros de Referência em Obesidade situados na Penha e Acari.  Na visita, as representantes do Laboratório conversaram com Suzete Marcolan, nutricionista do INAD, órgão da SMS responsável técnico pela implantação e implementação deste serviço voltado ao acompanhamento clínico de portadores de obesidade grau III, com a gerente Erika Cardoso, com os profissionais do CRO (medico, enfermeiro, educador físico, nutricionista e psicólogo) e com pacientes que estão chegando no serviço e que já estão em acompanhamento.

As visitantes, tomaram ciência dos dados coletados sobre o acompanhamento dos pacientes e seus resultados.  Conheceram a experiência dos profissionais no manejo da obesidade.  Na conversa com os pacientes, ouviram relatos emocionados sobre o acompanhamento clínico no CRO, do cuidado individualizado, do projeto terapêutico singular, da perda de peso, da mudanças metabólicas e sobre o impacto positiva na qualidade de suas vidas. No grupo de conhecimento, no qual participam aqueles que estão sendo inseridos no serviço, as visitantes tiveram a oportunidade de conhecer suas expectativas em relação ao tratamento e abordagem neste grupo inicial.

Após a visita, o INAD foi convidado a fazer um resumo ampliado sobre o trabalho desenvolvido que deverá ser enviado para o Laboratório até 28 de fevereiro para futura publicação.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário