8 de abr. de 2014

X Seminário da REANE discute a regulação da publicidade de alimentos

No dia 3 de abril, aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o X Seminário da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar. Durante o encontro, que contou com a participação de mais de 180 pessoas, foi lançado o tema da Semana de Educação Alimentar 2014 intitulado: “Regulação da publicidade de alimentos para crianças: uma questão cidadania”.

Para debater sobre o assunto foram convidadas a educadora e consultora do Instituto Alana Regina de Assis, a mãe e ativista do Movimento Infância Livre do Consumismo Vanessa Anacleto e a advogada do PROCON/RJ Mariana Ferraz. A professora do Instituto de Nutrição da UERJ, Inês Rugani, foi convidada para moderar o debate. Regina de Assis valorizou em sua fala a necessidade de proteção às crianças e adolescentes, principalmente devido ao fato delas ainda estarem em processo de formação. A educadora debateu as consequências que estamos sofrendo por vivermos em uma sociedade pautada no consumo exagerado. Vanessa Anacleto expôs as dificuldades que são impostas aos pais para educarem seus filhos em mundo pautado no consumismo e influenciado pelas propagandas, ressaltou ainda, as dificuldades encontradas atualmente pelas mães que buscam alimentar seus filhos adequadamente, para Vanessa, a quantidade de produtos e informações sobre eles é tão grande que as mães ficam sem saber qual seria a alimentação mais adequada para seu filho. Por sua vez, Mariana Ferraz apresentou quais aspectos legais que não são respeitados quando uma propaganda de alimentos é direcionada ao público infantil. A advogada do PROCON/ RJ também buscou apresentar como podemos identificar que uma propaganda é abusiva, além de expor quais os mecanismos legais que estão disponíveis para serem acionados caso um cidadão se depare com uma peça publicitária inapropriada. Ao final da mesa, Inês Rugani fez questão de valorizar a importância do debate, principalmente por se tratar de um evento focado na alimentação escolar, que tem sido campo de interesse para publicidade da indústria alimentícia. A professora valorizou que a regulação da publicidade de alimentos tem sido discutida internacionalmente e que já é reconhecido que a publicidade de alimentos ultraprocessados é um dos determinantes para obesidade. Durante o debate, foi ressaltado que está em fase final de revisão um material de apoio produzido para Semana de Alimentação Escolar que foi produzido pelo Instituto de Nutrição Annes Dias, Instituto de Nutrição da UERJ e PROCON/RJ.

O seminário contou também com uma mostra de experiência apresentada pela nutricionista Valéria Terra do município de Duque de Caxias. Valéria pode mostrar como a equipe de nutricionistas do município tem trabalhado a Semana de Alimentação Escolar.

No final do dia de atividades, foram realizadas diferentes oficinas temáticas que objetivaram capacitar os nutricionistas da alimentação escolar  para a prática de atividades no seu dia-a-dia. Foram realizadas oficinas com os seguintes temas: oficina culinária para a promoção da alimentação saudável, teste de aceitabilidade, segurança alimentar e nutricional e monitoramento do estado nutricional.
A REANE é composta por instituições e organizações ligadas as temáticas de alimentação e nutrição escolar, dentre as quais: CRN-4, Instituto de Nutrição Annes Dias, ANERJ, Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição da UERJ, UNDIME.
Para esse seminário, a REANE contou ainda com a colaboração do Coletivo de SAN do Estado do Rio de Janeiro e com o recém criado Centro Colaborador para Alimentação e Nutrição Escolar do Rio Janeiro, alocado na Escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


0 comentários:

Postar um comentário