A alimentação saudável e a nutrição adequada são direitos humanos fundamentais, apresentando-se como um desafio face às mudanças ocorridas no padrão alimentar e no perfil nutricional e de saúde da população.
Estimular, apoiar e proteger a alimentação adequada e saudável e realizar ações de prevenção de agravos relacionados à alimentação e nutrição e de cuidado da saúde, promovendo o estado nutricional adequado concretizam o papel do setor saúde na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada na cidade do Rio de Janeiro.
A atenção nutricional é um elemento essencial na construção da linha de cuidado, articulando-se nos diversos níveis de atenção à saúde. Assim, fortalece uma abordagem integral e impacta positivamente nos indicadores de saúde.
AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE AÇÕES DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Etapa 1: Preencimento do Questionário de Auto-avaliação, composto de 10 questões relativas às ações de nutrição e promoção da alimentação saudável. Este instrumento estará disponível para preenchimento online, após solicitação ao Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) pelo e-mail: atencaobasicainad@yahoo.com.br
- O preencimento do questionário deve ser realizado com participação da equipe de profissionais envolvida nas ações de nutrição e alimentação saudável.
- No caso de impossibilidade de preenchimento online do questionário, solicitando-o ao INAD por e-mail ou telefone: 2244-6929 / 2244-6930.
Etapa 2: Será avaliado pelo INAD um indicador específico relativo a nutrição: PERCENTUAL DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS COM ESTADO NUTRICIONAL REGISTRADO, através de dados do sistema de informação de acompanhamento do PBF, para menores de 5 anos. As 30 unidades básicas com melhor desempenho com relação a este indicador, terão uma visita de avaliação agendada.
Etapa 3: Durante a visita de avaliação serão analisados os itens do Questionário de auto-avaliação com a presença da equipe envolvida nas ações de nutrição e promoção da alimentação saudável. Esta visita também possui o objetivo de refletir com a equipe de profissionais e gestores as dificuldades vivenciadas no desenvolimento de ações de nutrição e promoção da alimentação saudável.
O QUE É NECESSÁRIO PARA A UNIDADE SE CANDIDATAR À CERTIFICAÇÃO?
1- Dispor de equipamentos para avaliação antropométrica, em adequadas condições de uso.
2- Realizar avaliação nutricional para os diversos ciclos de vida durante os atendimentos e grupos.
3- Registrar o estado nutricional da população atendida no sistema de informação, especialmente de crianças e gestantes.
4- Desenvolver estratégias de promoção da alimentação saudável, compreendendo grupos educativos, hortas comunitárias, vivências culinárias.
5- Desenvolver estratégias de incentivo, apoio e proteção ao aleitamento materno, como orientações em sala de espera, grupo de gestantes e/ou mães, nas consultas.
6- Realizar grupos educativos regulares, com ênfase na alimentação saudável, compreendendo grupos de gestantes, hipertensos, diabéticos, obesos, alimentação complementar, idosos.
7- Utilizar materiais impressos sobre alimentação saudável, orientações nutricionais e/ou receitas saudáveis.
8- Avaliar as condições de saúde de educandos e desenvolver ações de promoção da alimentação saudável através de articulação com rede escolar.
CRONOGRAMA
31/01/2012 – Abertura dos formulários online
29/02/2012 – Divulgação das classificações das unidades
01/03/2012 – Início das visitas às unidades
01/06/2012 – Divulgação do resultado da classificação
INAD - EQUIPE DE NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA E PROJETOS EDUCATIVOS
ñ Jorginete Jesus Damião
ñ Juliana Paulo e Silva
ñ Sheila Rotenberg
ñ Elda Tavares
ñ Geila Felipe
ñ Mônica Rocha
ñ Bruna Pitasi
ñ Ana Maria Azevedo
ñ Joana Dantas
ñ Luciana Maldonado
ñ Luciana Maldonado
Olá !
ResponderExcluirEste site é muito bom, é uma pena que muitas das escolas não funcionam
da forma que você programam. Precisam de mais fiscalização, pois conheço uma escola que há extravio de merendas e as crianças não tem o dejejum.