4 de abr de 2013

SAE 2013: Teleconferência aborda as diferentes dimensões da alimentação saudável


Na cidade do Rio de Janeiro, a SAE é comemorada na terceira semana de maio, de acordo com o Decreto Municipal n.º 22.854 de 28 de abril de 2003.

Esta é uma excelente oportunidade para valorizar a dimensão pedagógica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por meio da articulação para o desenvolvimento de ações de promoção de alimentação saudável junto a integrantes da comunidade escolar.

Este ano o Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (NUCANE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e os parceiros da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (REANE), da qual o INAD faz parte, estão propondo o tema “Diferentes dimensões da alimentação saudável”.

Tradicionalmente, as ações educativas sobre alimentação saudável apresentam foco no valor nutricional dos grupos de alimentos. Para além desta dimensão nutricional, é fundamental abordar outras dimensões igualmente importantes visando aproximar a discussão sobre alimentação saudável do cotidiano de vida das pessoas e ampliar o olhar sobre as práticas alimentares que elas vêm adotando, de forma mais ou menos consciente, para cuidar de sua própria alimentação ou da alimentação da família. Alguns exemplos dessa abordagem são:

- dimensão de acesso à alimentação saudável e adequada, que exprime as condições de segurança alimentar e nutricional de grupos ou indivíduos, considerando que a alimentação é um direito humano reconhecido na Constituição.

 - dimensão cultural, que aborda os diferentes significados e valores que as pessoas atribuem aos alimentos. Esses significados são construídos de acordo com suas histórias e influenciam suas práticas alimentares de diferentes maneiras.

- dimensão ecológica que discute as formas de produção de alimentos e os consequentes impactos para o ambiente e para a saúde da população.

Para subsidiar o planejamento das atividades, será disponibilizado um arquivo no formato de um “dicionário” apresentando as diferentes dimensões que podem ser abordadas com sugestões de textos (em pdf) e de atividades. O material poderá ser acessado no Blog do INAD (http://inad-smsdc.blogspot.com) ou no Blog da REANE (http://reanerj.blogspot.com).

Além disso, será realizada, em parceria com a REANE e com o Telessaúde da UERJ, uma teleconferência no dia 08 de abril, às 14h, para divulgação e aprofundamento conceitual sobre o tema. Quem ainda não possui cadastro, pode acessar o site http://www.telessaude.uerj.br/nucleorj/ para participar da teleconferência em tempo real com a possibilidade de fazer perguntas e trocar informações. Veja aqui a programação.

Semana Saúde na Escola

Realizada entre os dias 11 e 15 de março, a Semana de Saúde na Escola teve pela segunda vez consecutiva a “Prevenção da Obesidade” como tema. Essa decisão contribui para valorizar as ações de promoção de alimentação saudável nas escolas e para a integração das redes de ensino e de saúde. No mesmo sentido, a plenária da REANE abordará as possibilidades de interface entre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O evento está previsto para acontecer no início de julho.

Para saber mais sobre o Programa Saúde na Escola, procure o Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE ou os Núcleos de Saúde na Escola e na Creche do seu território.

2 comentários:

  1. Onde podemos conseguir mais informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar?

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Há mais informações no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-apresentacao).
    Neste blog, há conteúdos nos links sobre Alimentação Escolar (http://inad-smsdc.blogspot.com.br/p/alimentacao-escolar.html) e Publicações (http://inad-smsdc.blogspot.com.br/p/publicacoes.html).
    Informações específicas sobre o Programa de Alimentação Escolar na cidade do Rio de Janeiro podem ser solicitadas pelo e-mail inad@rio.rj.gov.br

    ResponderExcluir