20 de ago. de 2013

Oficina Culinária com o RAP da Saúde discute a promoção da alimentação saudável

No dia 31 de julho o INAD recebeu a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) para realização de uma oficina culinária com o intuito de refletir sobre a alimentação saudável e formar multiplicadores para sua promoção.

O RAP da Saúde é composto por adolescentes multiplicadores, que participam de processos políticos, culturais e educativos e disseminam informações sobre saúde em unidades de saúde, escolas, comunidades, e complexos esportivos; jovens dinamizadores, com experiência em promoção da saúde e participação política e social, que apoiam as ações dos adolescentes multiplicadores; e facilitadores locais, que organizam encontros coletivos, oficinas e outras atividades, de forma a fortalecer o aprendizado dos adolescentes, estimular a troca de conhecimentos e mobilizar a comunidade para o envolvimento em ações sociais.

O encontro foi dividido em dois momentos, um prático e um teórico. No primeiro momento os jovens foram apresentados às diretrizes para uma alimentação saudável do Ministério da Saúde, tendo assim uma oportunidade de discutir cada uma delas e assim entender melhor o que é a alimentação saudável. No segundo momento foi realizada uma oficina culinária com o objetivo de valorizar a culinária como objeto de promoção da alimentação saudável.  Na oficina culinária os jovens foram estimulados a preparar e a degustar um hambúrguer saudável.  



Ao final da dinâmica os jovens puderam comentar suas práticas alimentares e relataram ter saído da atividade revigorados e capacitados para promover práticas alimentares saudáveis.

0 comentários:

Postar um comentário